IV Concurso Escritores Escolares de Poesia e Redação

IV Concurso Escritores Escolares de Poesia e Redação









ApresentaçãoEscrita LegalRegulamentoFicha de inscrição

PremiaçãoOutras edições




Apresentação

O Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação, agora em sua 4ª edição, é uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon - instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - que se destina a estimular a prática da escrita criativa entre crianças e jovens estudantes do Ensino Fundamental I e II, e do Ensino Médio por meio da sensibilização, mobilização e premiação de textos em prosa e verso.

Como consequência desta ação, espera-se não apenas dar visibilidade e revelar novos talentos, mas que esta também seja uma forma de reconhecer, direta ou indiretamente, a convergência de ideais nos esforços de estímulo à escrita, e à leitura também, já que ambas andam juntas, postos em prática pela comunidade escolar e por familiares. Além de promover a integração entre as escolas das redes de ensino, pública e privada, do Estado da Bahia.

Fortalecer e despertar o interesse das crianças e dos jovens para o universo da escrita e da leitura é não apenas a maneira mais eficaz para alcançarmos a sociedade mais justa, democrática e sustentável que desejamos, é também a maneira mais eficiente de assegurar a plena realização da condição humana, promover maior capacidade de reflexão e de formulação de subjetividades complexas.

Nosso grande desafio neste início de século é poder apresentar a escrita e a leitura como atividade prazerosa e como deleite estético, e não apenas como fonte de conhecimento. Promover a escrita é também dar voz e reafirmar a capacidade que cada um tem de expressar as suas vivências, independentemente de idade.
Convém destacar que o tema é livre. Espera-se com isso estimular a criatividade e permitir um maior grau de subjetividade da peça literária. Mas a obra deve ser inédita. E cada candidato somente poderá concorrer com um poema ou uma redação – ficcional.



Recomendar esta página via e-mail: