Conversando com a sua História | ABRIL 2018

Conversando com a sua História | ABRIL 2018


O Conversando com a sua História - promovido pelo Centro de Memória da Bahia, vinculado à Fundação Pedro Calmon/ SecultBA - acontecerá todas as terças-feiras, às 17h, na Sala Kátia Mattoso - Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris). O curso oferece certificado de atividades complementares com a carga horária de duas horas para os participantes.


Confira programação completa do mês de ABRIL:


Conversando com a sua História | ABRIL 2018
3 DE ABRIL - 17h |
A última clandestina em Paris
Local: Sala Kátia Mattoso - Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris)

Palestrante: Com dez livros publicados, Emiliano José é jornalista, escritor e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Hoje é superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, militante político e membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

Resumo: A palestra contará a história de uma militante política que passou 42 anos na clandestinidade, sendo anistiada apenas em 2013.

Conversando com a sua História | ABRIL 2018
10 DE ABRIL - 17h | No rastro de Miranda: questões acerca da biografia de Antônio Maciel Bonfim (1905-1947)
Local:
Sala Kátia Mattoso - Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris)

Palestrante: Raimundo Nonato é professor Titular de História Contemporânea do Departamento de Educação (DEDC/UNEB). Graduado em História pela UNEB, mestre (1997-1999) e doutor em História (UNICAMP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Práticas Sociais da UNEB. Participa do Grupo de Trabalho de História Política (ANPUH) e integra a sua Coordenação Nacional.

Resumo: A intervenção buscará problematizar a trajetória intelectual e a formação política de Antônio Maciel Bonfim (1905-1947), codinome Miranda, militante revolucionário nascido em Irará (BA), e secretário-geral do Partido Comunista do Brasil (PCB) entre os anos de 1934 e 1936.



17 DE AConversando com a sua História | ABRIL 2018BRIL - 17h | A dura luta dos comunistas no embate político brasileiro
Local: Sala Kátia Mattoso - Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris)

Palestrante: Gustavo Falcón é Mestre em Ciências Sociais, Doutor em História Social, Professor de Sociologia da UFBA (aposentado). Como jornalista atuou nos principais órgãos de Imprensa local e integrou a equipe veículos da contracultura. Militante da Organização Marxista Leninista Política Operária, foi dirigente do Comitê Secundarista Municipal. Preso político em duas ocasiões tornou-se pesquisador de História Econômica e Social, sendo coautor do trabalho “Inserção da Bahia na Evolução Nacional, 1850-1930”, produzido no âmbito da Comissão de Planejamento Econômico do Governo da Bahia – CPE; e do livro “Coronéis do Cacau”, um ensaio sobre o processo de diferenciação de classe no Sul do Estado; e mais recentemente a biografia de Mário Alves.

Resumo: Na palestra será debatida a dificuldade de elaboração de uma estratégia comunista eficiente para integração no embate institucional da política e os acidentes de percurso que levaram o PCB e seus satélites políticos a sucessivos rachas e busca de saídas que não eram da orientação ideológica propriamente marxista, aderindo com mais ou menos intensidade a táticas e estratégias incomuns, muitas das quais derivaram no voluntarismo armado, na radicalização excessiva e no terrorismo.



24 DE ABRIL - 17h |
Da Baixa dos Sapateiros à Câmara dos Deputados – A trajetória de Carlos Marighella na BahiaConversando com a sua História | ABRIL 2018
Local: Sala Kátia Mattoso - Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris)

Palestrante: Ricardo Sizilio é graduado pela UNEB e Mestre em História pela UFBA. Docente desde 2003 lecionou no Ensino Médio e em curso pré-vestibular, na Rede Estadual, na iniciativa privada e Instituição Federal de Ensino. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o período em que Carlos Marighella foi deputado federal constituinte, eleito pela Bahia.

Resumo: A apresentação terá por objetivo debater a trajetória de Carlos Marighella na Bahia, entre os anos de 1911, quando nasceu, até 1948, ano em que seu mandato de deputado federal foi cassado. Para isso, percorremos os caminhos estudantis Marighella, assim como o início da sua militância política no PCB.



Recomendar esta página via e-mail: