Biblioteca Pública Thales de Azevedo

BPTA


Durante toda a trajetória de vida, o médico e antropólogo baiano Thales de Azevedo conseguiu reunir uma vasta obra com mais de oito mil títulos e cerca de 300 artigos autorais. Todo esse material, com foco nas áreas de Antropologia e Sociologia, integra os mais de 30 mil livros da biblioteca que leva o seu nome. Localizada no bairro do Costa Azul, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA) vem desde 1997 estimulando em seus usuários o exercício da cidadania a atraindo crianças, jovens e adultos que moram na região e utilizam o espaço.

Já considerada parte do bairro, a BPTA teve todo o acervo do patrono da casa doado pela própria família do antropólogo e conta ainda com documentos e anotações pessoais de estudos e pesquisas. No total, a biblioteca disponibiliza sete setores de pesquisa, com obras infantis, brasileiras e estrangeiras, além de um Centro Digital de Cidadania.

Extrapolando os limites geográficos, na BPTA, há também um centro de referência da cultura norte-americana, o espaço Benjamin Franklin, conhecido como “American Corner”. Através de uma parceria com o consulado dos Estados Unidos, o setor possui dois mil títulos incluindo material audiovisual com informações sobre a cultura e literatura dos EUA.

A biblioteca, que integra o cenário do Paque Costa Azul e está situada na rua Adelaide Fernandes da Costa, conta ainda com arquitetura moderna e pintura mural na parte interna feita pelo renomado artista plástico Edvaldo Gato. Dentro de sua estrutura, a unidade possui setores especializados, que dispõe de enciclopédias, dicionário, manuais, guias, livros infantis, almanaques e materiais para consulta rápida. No setor de estudo e pesquisa a instituição disponibiliza livros didáticos e paradidáticos como fontes de leitura e pesquisa.


Funcionamento

Segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h30 às 13h


Contato

Diretora Jaires de Oliveira
Endereço: Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul, Salvador – Ba.
Telefone: 71 3116-5890
E-mail: bpta.fpc@fpc.ba.gov.br

Recomendar esta página via e-mail: