Projetos

Banner com texto Aquivo

PROJETOS EM ANDAMENTO


Higienização, restauro e digitalização do acervo da Revolta dos Malês: Conversão digital dos manuscritos da Revolta dos Malês, custodiados pelo APEB.

Impressão do Mapeamento e Diagnóstico dos Arquivos Públicos Municipais do Estado da Bahia: Imprimir o resultado de mapeamento e diagnóstico realizado sobre os Arquivos Públicos Municipais criados e implantados no Estado da Bahia. 

Customização e implantação do ICA-ATOM: Customizar e implantar o software ICA-ATOM, aplicativo para web destinado a apoiar as atividades de descrição arquivística em conformidade com os padrões do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) e o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Esse aplicativo possibilita a utilização de um sistema gratuito, multilíngue, que permite disponibilizar online informações acerca do acervo custodiado pelo APEB. As normas de descrição arquivística ISAD(G), ISAAR (CPF), ISDF e ISDIAH são contempladas por essa ferramenta.

Higienização e restauração de passaportes de estrangeiros e escravos custodiados pela Seção Colonial/Provincial do APEB: Higienização mecânica e restauração por meio da técnica de velatura de passaportes de estrangeiros e escravos.

Editoração e Impressão do Guia do APEB: Editorar e imprimir o Guia de fundos e coleções custodiadas pelo APEB, descritos em conformidade com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), recomendada pelo CONARQ.

Índices do Catálogo de Fontes Manuscritas “Avulsas” da Capitania da Bahia custodiadas pelo Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), em Lisboa: Elaborar, normatizar, editorar e imprimir os índices onomástico, toponímico e cronológico do Catálogo de Fontes Manuscritas “Avulsas” da Capitania da Bahia, custodiadas pelo AHU, em Lisboa (Portugal).

Arranjo, Descrição e Elaboração de Instrumento de Pesquisa do acervo custodiado pela Seção Alfandegária do APEB: Arranjar, descrever e elaborar instrumento de pesquisa, em conformidade com a NOBRADE.

Arranjo, Descrição e Elaboração de Instrumento de Pesquisa do acervo da empresa - Empório Industrial do Norte, custodiado pela Seção de Arquivos Privados do APEB: Arranjar, descrever e elaborar instrumento de pesquisa, em conformidade com a NOBRADE

Ações de sensibilização para a importância da gestão de documentos arquivísticos nas Secretarias de Estado: Sensibilizar os órgãos da Administração Pública do Poder Executivo Estadual para a importância e os benefícios da disciplina da gestão de documentos, oficializada no âmbito do Estado da Bahia pela Instrução Conjunta SAEB/SECULT nº. 01/2014 e os Decretos nº 12.908 de 20/05/2011 e nº 10.208 de 29/12/2006.

Institucionalização do Atendimento a Pesquisa Presencial no APEB/ Módulo Sala de Consulta de Manuscritos e Impressos: Estabelecer normas e procedimentos de consulta presencial para os documentos textuais originaisno âmbito da Sala de Consulta de Manuscritos e Impressos do APEB, além da adaptação da infraestrutura física de transporte de documentos.

Sistema de Detecção e Combate à Incêndio no APEB:  Dotar o APEB de um sistema de detecção e combate a incêndio, capaz de prevenir o risco de sinistro.

Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos para o APEB:  Elaborar Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos para o APEB. 

PROJETOS CONCLUÍDOS


Independência do Brasil na Bahia: higienização, restauração, descrição e digitalização dos documentos manuscritos e impressos originais custodiados pelo APEB: Higienizar, restaurar e descrever a coleção “Independência do Brasil na Bahia” custodiada pelo APEB, em conformidade com a NOBRADE, recomendada pelo CONARQ.

Digitalização dos Livros de Registro de Entrada e Saída de Passageiros pelo Porto de Salvador (1855-1964): Digitalizar o conjunto documental nominado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco, no ano de 2010. Ação viabilizada mediante acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Higienização, ações corretivas, restauração e elaboração de invólucros para guarda dos Livros de Registro de Entrada e Saída de Passageiros pelo Porto de Salvador (1855-1964): Higienizar, proceder a ações corretivas, restaurar e elaborar invólucros visando assegurar a preservação de conjunto documental nominado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco, no ano de 2010, como um legado do passado de significância nacional para a comunidade mundial.

Editoração e impressão (suporte papel e digital) dos Anais do APEB Nº 59: Editorar e imprimir em suporte papel as fontes documentais custodiadas pelo APEB e, por outras instituições baianas sobre Instrução Pública, no período de 1835 a 1889.

Impressão em mídia DVD do Catálogo “COLEÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA: 1822-1824”: Elaborar instrumento de pesquisa em conformidade com a NOBRADE, no nível de item documental, sobre os documentos que integram a coleção Independência do Brasil na Bahia.

Editoração e impressão do Catálogo de Fontes Manuscritas “Avulsas” da Capitania da Bahia Custodiadas pelo Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa (vol I e vol. II): Publicizar e universalizar o acervo documental sobre a Capitania da Bahia, custodiado pelo Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, constituído de 19.610 verbetes, correspondendo, aproximadamente, ao igual quantitativo de documentos, microfilmado e digitalizado, disponível para consulta no Arquivo Público do Estado da Bahia.

Recomendar esta página via e-mail: