Ações

Banner com texto Livro e Leitura


PRÊMIOS LITERÁRIOS

 Os prêmios literários são uma das ações da Diretoria do Livro e da Leitura que busca promover e democratizar a cultura no Estado, contemplando sua diversidade de expressões manifestadas em todos os territórios de identidade.


LEITURAS PÚBLICAS

 No Leituras Públicas, um autor baiano, ou radicado no estado da Bahia, é convidado a ler para o público presente textos de seus livros publicados, seja poesia, romance, conto, crônica, novela ou cordel. Um mediador conduz os trabalhos e faz perguntas importantes ao autor sobre seu método de criação, suas escolhas literárias, predileções de leitura e o contexto sociocultural de sua obra. O projeto se apresenta como uma ação de estímulo à leitura e divulgação do livro e do autor baiano.


SEMINÁRIO NOVAS LETRAS  

 O Seminário Novas Letras busca discutir os eixos que integram a Rede Produtiva do Livro: autor, agente, editora, gráfica, distribuidor, divulgador, livreiro e leitor com atividades direcionadas ao estímulo à leitura e à divulgação do livro. O projeto traz ao público especialistas que, através de palestras e debates dos elos que unem autor, editor, livreiro e leitor na aventura que é fazer livros para alguém ler.


FEIRA DE LIVROS

A Feira de Livros é uma ação que pretende democratizar o acesso ao livro, divulgar o livro e os autores baianos, estimular a leitura de vários gêneros literários, possibilitando ao público conhecer os escritores baianos e seus livros, bem como os livros produzidos pela Fundação Pedro Calmon. 


PUBLICAÇÃO E LANÇAMENTO DE LIVROS

Coleção Estante de Bolso, 4 títulos (sempre em coedição com editora baiana):

■ A guerreira da Lapinha, de Elieser Cesar, em Ao Pé do Caboclo;

■ Todo risco, de Damário Dacruz, em Cachoeira;

■ A verve de Cuíca, de Cuíca de Santo Amaro, no Espaço Itaú-Glauber Rocha;

■ O automóvel, de Herberto Sales, na Biblioteca Pública.

 

Outros títulos:

■ Pesadelo, de Castro Alves, no Catorze de Março, aniversário do poeta e Dia Nacional da Poesia;

■ Memórias de Porto de Sauípe, de Marcela Ferri, em Porto de Sauípe;

■ Vagão, Spacca e Jorge Amado;

■ Uma comunidade rural do Brasil antigo, de Lycurgo Santos Filho, na UEFS

 

DOAÇÃO DE LIVROS E KIT LIVROS

A DLL, ao longo de 2012, distribuiu e doou mais de 100 mil livros. Foram 2.780 em kit-livros para instituições públicas e privadas, como bibliotecas, escolas e pontos de leitura. Tendo pleiteado ao Grupo Record (RJ), em 2011, doação de 400 títulos, 400 exemplares de cada, a FPC recebeu, em 2012, 160 mil livros, dos quais cerca de 120 mil foram distribuídos a bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura da Bahia, alcançando a quase todas as regiões do Estado, promovendo, assim, a dinamização de acervos e garantindo a bibliodiversidade de leitura.

■ Kit-livros, semanalmente, a várias instituições e em resposta a solicitações recorrentes;

■ Doação FPC-Grupo Record (para Bibliotecas Municipais, Comunitárias e Pontos de Leitura), quase 350 instituições contempladas com kit-livros de 400 títulos.


Recomendar esta página via e-mail: