Coordenação de Documentação e Pesquisa

Banner com texto Memória

Coordenação de Documentação e Pesquisa

A Cordenação de Documentação e Pesquisa é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas relacionadas à História da Bahia, bem como a articulação institucional entre os pesquisadores e os acervos históricos na Bahia.


Dicionário Biográfico-Histórico da Bahia (DBHB)

Este projeto prevê a elaboração de obra de referência composta com cerca de 1.500 verbetes de personalidades públicas do Estado (ministros, deputados, senadores, governadores, secretários), que tiveram atuação política ao longo do período republicano com informações biográficas e respectiva atuação na vida pública. Foram produzidos 520 verbetes de personagens, instituições e organizações de diferentes períodos republicanos.
Atualmente estamos realizando a terceira etapa, através de convênio com o Ministério da Cultura que possibilitará a elaboração de 200 verbetes de personagens que iniciaram sua vida legislativa a partir de 1988.

Otávio Mangabeira, Cartas do Exílio

Otávio Mangabeira foi um dos mais notáveis homens públicos do Brasil. Um verdadeiro estadista. Atuou politicamente nas cinco primeiras Repúblicas, sempre na defesa dos princípios democráticos e das liberdades individuais. Este projeto de pesquisa focaliza dois momentos dramáticos da vida deste grande brasileiro, o seu primeiro exílio (1930-1934), na Europa, e o segundo (1938-1945), na Europa e Estados Unidos. Tem por objetivo maior a publicação das correspondências ativa e passiva por ele mantida, durante esses difíceis períodos, num total de 1.374 documentos.
Este trabalho consiste na seleção, transcrição, pesquisa e elaboração de notas marginais que situam e contextualizam personagens, instituições, organizações e termos registrados nas cartas; e sua publicação. Encontram-se publicadas as cartas do primeiro exílio em dois volumes, e através de convênio com o Ministério da Cultura estamos finalizando as pesquisas nas cartas do segundo exílio (1938-1945) em um único volume, juntamente com um disco multimídia composto pelos três volumes do projeto e outros conteúdos.

Coordenação de Documentação e Pesquisa
Coordenador: Walter Jorge Oliveira da Silva

Contato: 71 3117 6067 - walter.silva@fpc.ba.gov.br
Assistentes:

Neuracy Maria de Azevedo Moreira
Viviane Andrade Sant’ana
Indira Santos


Recomendar esta página via e-mail: