Arquivos

10/05/2018 17:40

Arquivo Público do Estado capacita cerca de 70 servidores em Cairu

Arquivo Público do Estado capacita cerca de 70 servidores em Cairu
Foto: Divulgação

Representantes do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) estiveram no município de Cairu, na semana passada 02 e 03 de maio, para capacitar cerca de 70 servidores públicos municipais.

O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura do Município, no Plenário da Câmara. Estiveram presentes na abertura do evento a Secretária de Cultura, Graça Pelepeiro, a diretora de cultura, Michelle Costa Santos, a diretora do APEB, Maria Teresa Matos, a Assessora Técnica de Arquivos Públicos Municipais do APEB, Ana Claudia Lima Cupertino e a representante da Câmara Municipal de Cairu, Janete Maia dos Santos.

Na palestra ministrada por Teresa Matos, a diretora do APEB afirmou que era “imprescindível que o Brasil e a Bahia contem com Arquivos Públicos Municipais institucionalizados e fortalecidos para que possa desempenhar papel principal nos processos de gestão documental”, afirmou. Já Ana Claudia Lima Cupertino ministrou o minicurso onde abordou fundamentos da gestão de documentos, com a finalidade de disseminar conhecimentos na área de arquivos.


Arquivo Público – Com 128 anos, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), é a segunda mais importante instituição arquivística pública do país. Em seu extenso e rico patrimônio estão custodiados documentos produzidos e acumulados no período colonial, monárquico e republicano brasileiro, que são diariamente consultados por pesquisadores de todo Brasil e de outros países. Um acervo organizado e estruturado desde 1890, quando o então governador do Estado da Bahia, Manoel Victorino Pereira, por meio de Ato, criou o Arquivo Público.
 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.