Arquivos

22/05/2018 17:40

VIII Encontro Baiano de Arquivos Municipais debate preservação e acesso de documentos

VIII Encontro Baiano de Arquivos Municipais debate preservação e acesso de documentos


Com o objetivo de estabelecer uma interlocução entre servidores municipais e arquivistas e destacando a importância da preservação e o acesso a documentos, o Arquivo Público do Estado da Bahia realiza o VIII Encontro Baiano de Arquivos Municipais (EBAM).

O encontro que tem como público os servidores municipais de todo Estado, acontece de 06 a 08 de junho, no Arquivo Público do Estado da Bahia. O evento reforça a importância de um tratamento técnico adequado aos arquivos dos municípios e esse tratamento engloba uma organização eficiente de arquivamento, assim como o acesso prático a documentos da administração.

A programação conta com conferência, mesa redonda, roda de conversa e minicursos que irão debater temas ligados ao assunto no sentido de fortalecer políticas municipais de arquivo do Estado da Bahia. Os minicursos irão capacitar e qualificar o desenvolvimento e o processo de criação e implantação dos arquivos públicos das cidades do interior para uma gestão documental adequada.

De acordo com a assessora de arquivos municipais, Ana Cláudia Cupertino, “o evento visa fortalecer o diálogo e a integração de gestores, além de identificar as necessidades para a criação de metodologias de arquivamento”, afirmou. Ainda segundo ela, “o encontro irá apoiar a formulação de Políticas Municipais voltadas para a preservação e ao acesso do patrimônio de documentos da Bahia”, acrescentou.

Arquivos são instrumentos de apoio e documentos administrativos, como por exemplo, atas, decretos, notas fiscais e atestados, e estes precisam de um direcionamento. Assim, o evento também será uma oportunidade para compartilhar experiências do que já vêm sendo realizado entre prefeitos, secretários, diretores e servidores, com orientações do que precisa ser guardado ou descartado.

As inscrições podem ser realizadas através do hotsite e as mesmas estão sujeitas a avaliação e confirmação. Caso não tenha a inscrição confirmada, o interessado pode participar como ouvinte, porém não terá direito a certificado.


Veja a programação completa, clique aqui.


Arquivo Público
– Com 126 anos, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), é a segunda mais importante instituição arquivística pública do país. Em seu extenso e rico patrimônio estão custodiados documentos produzidos e acumulados no período colonial, monárquico e republicano brasileiro, que são diariamente consultados por pesquisadores de todo Brasil e de outros países. Um acervo organizado e estruturado desde 1890, quando o então governador do Estado da Bahia, Manoel Victorino Pereira, por meio de Ato, criou o Arquivo Público.

Serviço
O que: VIII Encontro Baiano de Arquivos Municipais;
Quando: 06 a 08 de junho;
Onde: Arquivo Público do Estado da Bahia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.