Arquivos

22/05/2018 17:40

Arquivo Público abre espaço e recebe visita de estudantes

APEB
(FOTOS: Tom França)

Na tarde de segunda-feira (21), o Arquivo Publico do Estado da Bahia (APEB/Baixa de quintas), da Fundação Pedro Calmon/SecultBa, recebeu a visita de 40 estudantes do curso de Formação de Oficiais Auxiliares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia e 30 estudantes do curso de graduação em Arquivologia, do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.


Na ocasião os estudantes em Arquivologia tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais do processo de descrição arquivista, como fazer a representação da informação, além de reconhecer os produtos gerados como guias, inventários, catálogos e índices.

Os alunos de Formação de Oficiais foram apresentados a instrumentos de pesquisa documentais, custodiadas pelo APEB, voltadas aos trabalhos monográficos dedicados a memória institucional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia.

APEB

Arquivo Público –
Com 128 anos, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), é a segunda mais importante instituição arquivística pública do país. Em seu extenso e rico patrimônio estão custodiados documentos produzidos e acumulados no período colonial, monárquico e republicano brasileiro, que são diariamente consultados por pesquisadores de todo Brasil e de outros países. Um acervo organizado e estruturado desde 1890, quando o então governador do Estado da Bahia, Manoel Victorino Pereira, por meio de Ato, criou o Arquivo Público.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.