Fundação Pedro Calmon

14/06/2018 16:50

Brasília recebe Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas

Brasília recebe Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas


Durante os dias 19 de 20 de junho de 2018 o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), e o Programa Ibero-Americana de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), realizarão o Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, que discutirá os temas “O impacto Social das Bibliotecas” e “As Bibliotecas na Agenda Política”.

O evento acontece no âmbito do Programa Iberbibliotecas, uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), tendo a coordenação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), órgão da Organização das Nações Unidas (UNESCO), que visa promover o acesso livre e aberto à leitura e informação para todos os cidadãos através da criação de uma rede de cooperação ibero-americana no campo das bibliotecas públicas.

Atualmente, o Programa é composto pelo Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai, Peru e as cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia).

O Brasil foi eleito em 2017 pelo Conselho Intergovernamental do Iberbibliotecas para uma nova diretoria, tendo como vice-presidente Jaqueline Gomes (também coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas). “O Iberbibliotecas é uma importante frente de trabalho do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, pois o programa contempla nossos principais eixos de atuação, como a formação e qualificação de profissionais e o fomento aos espaços de leitura no Brasil”, destaca Jaqueline.

A diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, Carmen Azevedo, ressalta a importância do Seminário porque “visa discutir e refletir sobre o papel das bibliotecas públicas na sociedade, além de debater qual o papel das bibliotecas públicas na agenda política dos países”, afirma Carmen.

O Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas será aberto ao público e tem inscrições abertas no site http://snbp.culturadigital.br/seminarioiber

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.