Bibliotecas

04/07/2018 16:30

Bibliotecas estimulam jogos de Xadrez com oficinas e aulas

Jogos de Xadrez

Considerado como arte e ciência, o esporte xadrez estimula a concentração e desenvolve a criatividade. Nessa perspectiva, algumas unidades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas realizam jogos, oficinas e aulas de xadrez para o público infantil.

No Brasil, os campeonatos nacionais ocorrem desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes em campeonato disputado no Rio de Janeiro. O primeiro campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960 na cidade de Brusque e a primeira campeã foi Dora Rúbio. De lá para cá as disputas ocorreram em quase todos os anos e, em 2018, aconteceu o 84ª Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, no Rio de Janeiro.

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) desenvolverá além das partidas de xadrez, dama e dominó, de 03 a 31 de julho, às 10h e 15h. O objetivo é incrementar a imaginação, educar a atenção e a concentração, assim como promover o desenvolvimento da criatividade e da memória.

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré) ensinará conceitos básicos do jogo de xadrez para toda a criançada que deseja aprender brincando. A ação utilizará o livro Xadrez para Criança, do autor Pablo Girona, com o intuito de desenvolver o raciocínio lógico e estratégico para os participantes. A atividade acontecerá nos dias 4, 18 e 25 de julho, às 10h.

Reconhecendo a importância desse jogo de tabuleiro muito usado desde a antiguidade, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (BJMJr./Itaparica) está promovendo dois dias de oficina, 17 e 19 de julho, visando estimular o raciocínio lógico e cognitivo através de estratégias. Para a diretora da biblioteca, Soraia Alves, “o jogo de xadrez é importante, pois desenvolve o raciocínio da criança. É uma brincadeira que ensina de forma natural e estimula a concentração e tomada de decisão”, disse ela.

Serviço
O que: Bibliotecas estimulam Jogo de Xadrez com oficinas e aulas;
Quando: Mês de julho de 2018;
Onde: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.