Centro de Memória

05/07/2018 17:00

Movimento dos Sem Teto de Salvador é pauta do Conversando com sua História

Movimento dos Sem Teto de Salvador é pauta do Conversando com sua História

A partir de 1984, com a extinção do Banco Nacional para Habitação (BNH) e aplicação de políticas neoliberais, a ação do Estado foi insuficiente para alterar a realidade do déficit habitacional da cidade de Salvador. Esse cenário já vinha se arrastando desde a década de 1940 e 1950, como elucidam os estudos de Milton Santos e Maria Brandão.

Com o tema Movimentos Sociais na Bahia, o Conversando com a sua História da terça-feira (31) irá debater o Movimento dos Sem Teto de Salvador: Sua trajetória a partir da oralidade. A palestra será ministrada pelo professor Raphael Cloux, pós-doutorando em Políticas Públicas Promotoras de Igualdades.

A conjuntura socioeconômica entre a década de 1990 e 2000 resultou uma massa de desempregados formando os sem teto que hoje se organizam a partir do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS). O movimento foi fundado no ano de 2003, a partir de assembleias realizadas no bairro de Mussurunga.

A primeira ação do movimento foi a ocupação de um terreno abandonado na região da Estrada Velha do Aeroporto, no dia dois de julho do mesmo ano. Em seguida, conseguiu destaque na mídia depois da caminhada até a Praça Municipal, no centro da cidade.

A palestra que tem o objetivo de destacar o estudo urbano dos conflitos da cidade foi tema de artigo do palestrante, o qual como metodologia foi utilizada a oralidade com entrevistas de fundadores e integrantes do movimento, assim como relatos e depoimentos gravados em vídeo-documentário e em jornais.

A palestra que inicia às 17h, no foyer da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), é uma realização do Centro de Memória da Bahia (CMB), órgão da Fundação Pedro Calmon (FPC), que é ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA).

Sobre o palestrante
- Raphael Cloux é pós-doutorando em Políticas Públicas Promotoras de Igualdades pela Universidade Portucalense, em Portugal. É doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (2014); Doutorado Sanduíche no Institut d`Urbanisme de Paris pela Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne (2012-2013); Mestre em Análise Regional pela Universidade Salvador (2007); Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior pela Fundação Visconde de Cairu (2007); Especialista em Educação à Distância; e Graduado em História pela Universidade Católica do Salvador (2004). É Editor Chefe e membro do Conselho Editorial da Editora KAWO-KABIYESILE. Já editou 45 livros e é autor de 18 livros.

CMB - O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Serviço
O que: Movimento dos Sem Teto de Salvador é pauta do Conversando com sua História do dia 31 de julho;
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris);
Quando: Terça-feira, 31 de julho, às 17h.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.