Bibliotecas

06/11/2018 11:40

#NovembroNegro é celebrado com exposições nas Bibliotecas

1

O Novembro Negro bate à porta e trás consigo celebrações em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês. Não podendo ficar de fora desta celebração, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/ Rio Vermelho) e a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) oferecem exposições sobre o tema para prestigiar a data.


“Visamos valorizar os costumes e o empoderamento da cultura negra na Bahia, que é uma questão muito forte, mas é carregada de preconceitos”, conta a diretora da biblioteca Juracy Magalhães, Débora Leitão, que oferece as exposições Vitrine Cultural – Yalorixás do Século XXI e Trajes de Candomblé. Neste último, será apresentado “quatro trajes típicos do candomblé usados no terreiro, que representa cada orixá e sua história, sua beleza, a fé desses cultos afros praticados aqui na Bahia”, conclui a diretora.


Já a BCEB exibe a exposição fotográfica Sertão, onde são apresentadas as vivências dos nordestinos, revelando seu meio urbano e rural. Essa exposição, assim como as demais, está aberta ao público durante todo o mês de novembro.


A BJMJr oferece ainda uma oficina de fotografia, no dia 30 (sexta-feira), a partir das 9h, com o fotógrafo Alberto Lima, aberto ao público.


Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.


Serviço:
O que: Exposições de Artes Visuais
Quando: durante todo o mês de novembro
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/ Rio Vermelho) e Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/ Barris)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.