Bibliotecas

09/11/2018 16:54

Biblioteca de Extensão participa de evento em Jaguaripe

1

Conhecida como a Primeira Vila do Recôncavo, Jaguaripe fica a 109 km de Salvador. A cidade é conhecida por suas belezas naturais e por uma diversidade cultural que atrai pessoas de todo o mundo.


O município recebe na sexta-feira (23) a Biblioteca de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon/ SecultBA para o projeto de leitura Conte pra mim! E Meu Primeiro Livro. O projeto terá a participação de mil alunos da educação infantil e ensino fundamental.


A Bibex oferece uma programação variada para cidade com atividades lúdicas voltadas ao público infantojuvenil. Segundo Raí Santana, contador de histórias e supervisor de ações culturais da Bibex, “o objetivo da biblioteca é o incentivo a leitura e o resgate das brincadeiras infantis”, afirma.


Sobre Jaguaripe
- Com uma população estimada em torno de 20 mil habitantes, segundo dados do IBGE, o município de Jaguaripe surgiu durante a 3ª Governadoria-Geral do Brasil (Mem de Sá: 1558-1572). Por meio de carta régia, em 22 de maio de 1693 a freguesia tornou-se vila, mas só foi instalada pelo governador-geral dom João de Lencastre em 15 de dezembro de 1697, sob o nome de Vila Nossa Senhora d'Ajuda de Jaguaripe. A vila de Jaguaripe passou a ser a sede de uma vasta região, que foi dividida pelas futuras vilas e cidades de Aratuípe, Nazaré, Maragojipe, Lage, São Miguel das Matas e Santo Antônio de Jesus.

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SECULTBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.


Serviço:

O que:Projeto Conte pra mim e Meu Primeiro Livro

Quem: Bibliote de Extensão, da Fundação Pedro Calmon

Quando: sexta- feira (23) das 9h às 16h

Onde: Jaguaripe

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.