Arquivos

29/11/2018 11:36

Representantes do Tribunal de Justiça visitam Arquivo Público

1
Fotos: APEB/FPC


Na última quinta-feira (22), o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), recebeu a Comissão responsável pelas comemorações dos 410 anos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBa).

Sob a presidência da desembargadora Maria da Purificação, a Comissão foi então recebida pela diretora da sede Maria Teresa Matos e técnicos do APEB. Na ocasião os visitantes tiveram acesso a diversos documentos como o Livro de Registro de Posse dos Desembargadores e do Habeas Corpus impetrado pelo Major Cosme de Farias em favor do Coronel Horácio Queiroz de Matos.

A visita da Comissão estendeu-se ao Laboratório de Restauração. De acordo com Maria Teresa, “a Comissão do TJBa providenciará os meios necessários à digitalização de documentos, in loco, sob a orientação e supervisão do APEB. As imagens digitalizadas deverão integrar-se ao Memorial do próprio Tribunal”, afirmou a diretora.

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), localizada na Baixa de Quintas, oferece atendimento presencial e à distância, emissão de certidões, visitas monitoradas, gestão de documentos e orientação técnica aos arquivos públicos municipais, além de palestras, ciclos de debates, visitas guiadas, base de dados para pesquisadores. O Arquivo Público reúne documentos textuais, manuscritos e impressos, produzidos no período Colonial, Monárquico e Republicano. O APEB funciona de segunda à sexta das 8h30 às 17h.

2 3

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.