Arquivos

25/02/2019 11:40

Family Search entrega imagens de documentos digitalizados custodiados pelo Arquivo Público

Family Search entrega imagens de documentos digitalizados custodiados pelo Arquivo Público

Foi entregue no dia 20 de fevereiro 7 HD’s com imagens de documentos digitalizados custodiados pelo Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB).  A iniciativa é resultado do Termo de Cooperação firmado entre a Fundação Pedro Calmon (FPC) e o Family Search.

 

Sobre a Family Search - A instituição trabalha em mais de 200 países. No Brasil, desde 1974, microfilma e digitaliza registros civis custodiados pelo Arquivo Nacional e demais Arquivos Públicos Estaduais brasileiros. Além de Arquivos do Poder Judiciário e de Arquivos Diocesanos da Igreja Católica.

 

Estiveram presentes na entrega dos HD´s o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, a diretora do APEB, Maria Teresa Matos, a coordenadora de pesquisa do APEB, Rita de Cássia Rosado e o gerente de relacionamento do Family Search no Brasil, Mário Silva.

 

A cooperação com a instituição americana objetiva qualificar a preservação e o acesso ao acervo documental custodiado pelo APEB. De acordo com Teresa Matos, “foram digitalizados conjuntos documentais dos períodos colonial, monárquico e do inicio da república, como por exemplo dossiês sobre irmandades, registros de chegadas e saídas de escravos, como também livros de registros de nascimento, casamento e óbito”.

 

As imagens dos documentos deverão ser disponibilizadas para consulta no site da FPC, ao longo do primeiro semestre de 2019. Assim como no site da Family Search.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.