Bibliotecas

16/05/2019 09:00

Palestra traz reflexão sobre o uso de tecnologias de comunicação entre crianças e adolescentes

1

As Redes Sociais fazem parte do cotidiano de grande parte da população e neste cenário milhares de crianças também estão inseridas. As inúmeras possibilidades de comunicação que as novas tecnologias vêm promovendo, trazem também inúmeros desafios, sobretudo aos pais, cuidadores e educadores.

 

Nesta perspectiva, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré) promove palestra com o tema O uso das novas tecnologias de comunicação na infância e adolescência: como estamos lidando com isso?, na quinta-feira (23), às 14h, no auditório da BIML. A atividade ministrada pela psicóloga Elisabete Reis traz a discussão e reflexão sobre o acesso a essas novas modalidades de comunicação que geram outras formas de interação social.

 

“A proposta é compartilhar vivências das relações dessas tecnologias com as crianças e adolescentes, avaliando as consequências causadas, principalmente, na atenção e na relação com o outro”, disse Elisabete Reis. Ainda segundo ela, “é algo que está no dia a dia das pessoas e o uso tem aumentado de forma relevante causando um fenômeno, denominado por Julieta Jerusalinsky, de ‘chupetas eletrônicas’”, acrescenta Reis.

 

A ação que é gratuita e conta com a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) visa refletir sobre o mundo que está cada vez mais marcado por tecnologias.  De acordo com a psicóloga, “será que essa inserção tão precoce no mundo da tecnologia é benéfica para os pequenos?”, indaga.

 

 

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), localizada em Nazaré, é especializada no público infantil. Idealizada e criada pela Professora Denise Fernandes Tavares, a unidade foi inaugurada em 18 de abril de 1950. A unidade promove a iniciação à leitura e a formação de novos leitores. Possui a obra completa do escritor infantil Monteiro Lobato. Além disso, desenvolve ações como clubes de leitura, lançamentos de livros, exibição de filmes, contações de histórias, oficinas de arte, teatro e recital. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 8h30 às 17h, sábados das 8h30 às 14h e aos domingos das 8h30 às 13h.


Serviço
O que: Palestra traz reflexão sobre o uso de tecnologias de comunicação entre crianças e adolescentes;
Quando: Quinta-feira (23), às 14h;
Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.