Bibliotecas

08/08/2019 14:20

Atividades de incentivo à leitura abrem o dia na Flipelô

1

Quem vem ao Pelourinho neste final de semana, pode participar das atividades que acontecem nas redondezas durante a III Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), e a Biblioteca Anísio Teixeira (BAT/Pelourinho) não esteve de fora.

Focando nas atividades lúdicas e nas contações de histórias, a biblioteca, que é uma das unidades da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), reuniu a meninada do Projeto Axé na abertura da terceira edição da Flipelô, nesta quinta-feira (08), às 9h.

Além de ter conhecido As Aventuras de Cecéu na Terra da Poesia, de Geraldo Maia, contadas pela servidora Jamilia Tavares, os meninos produziram livros escritos por eles mesmos sobre a própria história, desenharam, se divertiram, e levaram para casa sentimentos de felicidade e força para não desistirem dos sonhos.

2                3

Jamilia teceu comentários a respeito da experiência. “A gente consegue transformar a vida deles através da leitura, das palavras, da produção que cada um faz. Quando estimulados, descobrem o potencial. A gente se descobre também, aprendemos com eles”, disse.

A educadora do Projeto Axé, Rosana Reis, partilhou da sensação. Ela disse que já é uma prática constante leva-los às bibliotecas e que já trabalham com as contações de histórias onde a criançada se envolve com as atividades lúdicas. “Sempre que possível, estaremos aqui para participar e interagir. Eles gostam dessa mudança de rotina, de leitura, de pintar e gritar”, brincou Rosana.

A Biblioteca Anísio Teixeira (BTA), foi criada como Biblioteca Central de Educação, pelo professor Anísio Teixeira. Em 1956, houve a transferência para a Ladeira de São Bento, centro da cidade e, em 1985, recebeu o nome do seu fundador e patrono. Em 2014 a biblioteca passou a funcionar no Pelourinho oferecendo atividades para público de todas as idades. A BAT possui cerca de treze mil obras em seu acervo. A unidade é referência no atendimento aos surdos, com atividades especiais voltadas para este público. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h e aos sábados de 8h30 às 13h.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.