Bibliotecas

09/08/2019 14:00

Acervo digital amplia acesso a conteúdos históricos sobre a Revolta dos Búzios

54


Salvador já protagonizou diversos levantes populares que cruzaram a linha do tempo e marcaram a historiografia brasileira. Tendo uma unidade virtual especializada na História da Bahia, o público pode entrar em contato com vasto conteúdo online.

É o que tem feito a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), que neste mês de agosto, disponibiliza um acervo diverso sobre a Revolta dos Búzios, em homenagem ao momento histórico.

Para a Mestra em História pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Manuela Nascimento, o feito incorporou ideias revolucionárias que funcionaram como rastilho de pólvora para os acontecimentos seguintes, como as batalhas promovidas por escravizados e libertos.

“Falar em liberdade e igualdade no século XVIII numa cidade como Salvador era revolucionário. Poucos brancos com muito, muitos negros com nada. Abarrotada de gente, era um barril de pólvora das desigualdades e hierarquias coloniais”, disse a Manuela, que também é subgerente da BVCP.

Assim, a biblioteca gerida pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) disponibiliza uma série de artigos para quem tem interesse de se aprofundar sobre a temática.

Exemplo disso é a entrevista publicada pela Revista Bahia com História, onde a publicação conversou com o cineasta Antônio Olavo, autor de filmes como: Quilombos da Bahia, A cor do Trabalho, e o mais recente 1798 – Revolta dos Búzios.

Outro destaque é o dossiê Revoltas Baianas, no qual apresenta ao público levantes populares que ocorreram no estado nos séculos XVIII e XIX.

O acontecimento deu origem a outros, como o Dois de Julho de 1821 que trouxe a Independência do Brasil na Bahia, e percorreu por vários locais da capital baiana, monumentos guardiões das marcas de luta e repressão.

Lugares populares os quais fazem parte da rotina dos soteropolitanos, como o Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho; a Praça da Piedade, nos Barris; e a Rua Chile, no Centro Histórico.

“Compreender a agencia de sujeitos negros nesse processo é um dos pilares de um fazer histórico comprometido com uma nova perspectiva historiográfica que nós da BVCP estamos imbuídos em construir”, completou Manuela.


Clique aqui para acessar o conteúdo da BVCP.

Confira materiais originais no Arquivo Público da Bahia.


A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP) é uma biblioteca temática especializada na História da Bahia. O seu acervo é composto de publicações digitais, obras que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores para publicação e guarda, de acordo com a Lei nº 9.610 dos Direitos Autorais, assim como links e referências do material disponibilizado na Web referentes ao tema.  As exposições virtuais e websites produzidos pela BVCP têm como objetivo convidar seus visitantes a conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e da Bahia, seus acontecimentos, personagens que ajudaram a construir a nossa História.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.