Livro e Leitura

10/08/2019 18:00

#Dia dos estudantes: Inscrições do V Concurso para Escritores Escolares se encerram no dia 16 de agosto

est



11 de agosto é celebrado o dia do estudante. A data celebra um direito básico da população que busca o conhecimento através do estudo sobre diversos temas.  Pensando nisto, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SECULT), através da Diretoria de Livro e Leitura (DLL) oferece para estudantes do ensino fundamental I, II e médio, o V Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação.

 

O projeto tem como objetivo o estímulo do hábito da leitura, da escrita e do senso crítico. Os estudantes que tiverem interesse em participar do V Concurso podem se inscrever até a próxima sexta-feira (16).

 

Para o diretor da FPC, Zulu Araújo, a liberdade de escolher o tema é um dos grandes atrativos do concurso, porque dá liberdade para os estudantes decidirem  sobre o que quer escrever. “Mas é incrível como as temáticas de gênero, do assédio e da afirmação sempre se destacam nas obras”, afirma.

 

As inscrições podem ser feitas pelo site (www.fpc.ba.gov.br), presencialmente nas bibliotecas públicas do estado ou via postal. Para participar não é necessário limite de idade, sendo apenas necessário estar matriculado nas escolas públicas ou particulares do Estado.

 

O concurso – Criado em 2014, o concurso tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a juventude escritora. Na última edição, em 2017, recebeu cerca de 1.200 inscrições e premiou 18 estudantes e escolas que se destacaram com número de inscritos. ​ Os vencedores receberão prêmios como: tablets; kits contendo livros; pôster ilustrado em tamanho A2 do texto selecionado; leitor de e-book; entre outros.

 

Faça sua inscrição aqui.



A Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da FPC tem por finalidade incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar e divulgar a produção de livros. Esta política é desenvolvida mediante apoio a instituições e através de editais específicos; a organização de concursos literários; e a realização de campanhas que visem incentivar a leitura, sobretudo de crianças e adolescentes. A DLL participa de festas literárias pelo Estado da Bahia com o objetivo de democratizar o acesso a leitura contemplando sua diversidade de expressões manifestadas em todos os territórios de identidade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.