Fundação Pedro Calmon

15/08/2019 13:50

Educador destaca a importância de concursos literários para jovens

vcpr

Já dizia o romancista Luís Fernando Veríssimo que escrever bem é escrever claro. Mas será que escrever é mesmo importante? Concursos literários provam que sim, ainda mais pelo estímulo ao pensamento e reflexão.

É o caso do V Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação, projeto da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), que por meio da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), tem o objetivo de mobilizar estudantes dos ensinos Fundamental I e II, e Médio a escreverem.

O diretor da FPC, Zulu Araújo, vê o concurso como uma possibilidade para o jovem exercitar a liberdade de pensamento, bem como as amplas alternativas que lhes são oferecidas na escolha de tema, que é livre.

"Isto é um dos grandes atrativos do concurso porque dá liberdade para os estudantes decidirem sobre o que querem escrever. Mas é incrível como as temáticas de gênero, do assédio e da afirmação sempre se destacam nas obras", disse Zulu.

Para além disso, o professor de Sociologia Leandro Passos acredita que este é o tipo de concurso divisor de águas na vida dos estudantes no sentido de eles perceberem que o que produzem têm repercussão positiva, bem como mostra que são capazes de fazerem algo interessante. "O concurso é voltado para estudante, é o estudante que vai brilhar e isso é o mais importante", diz Leandro, que é formado em Ciências Sociais pela UFBA.

O cientista político também comenta a respeito de ter uma boa escrita. Para ele, além de ter domínio da norma padrão, é necessário ler. "Quando você lê muito, se expõe o tempo todo a uma aprendizagem da gramática da Língua Portuguesa. Tecnicamente falando, eu acho que ter uma boa escrita é escrever e ter o exercício da empatia, de entender que uma outra pessoa vai ler aquilo", completa Leandro.

O concurso encerra as inscrições nesta sexta-feira (16), que ainda podem ser realizadas no site da FPC, presencialmente nas bibliotecas ou via postal. É necessário apenas ser matriculado em uma instituição de ensino pública ou privada.


Faça sua inscrição aqui.


A Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da FPC tem por finalidade incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar e divulgar a produção de livros. Esta política é desenvolvida mediante apoio a instituições e através de editais específicos; a organização de concursos literários; e a realização de campanhas que visem incentivar a leitura, sobretudo de crianças e adolescentes. A DLL participa de festas literárias pelo Estado da Bahia com o objetivo de democratizar o acesso a leitura contemplando sua diversidade de expressões manifestadas em todos os territórios de identidade.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.