Bibliotecas

27/08/2019 09:50

Projeto Saúde nas Bibliotecas dialoga sobre saúde mental no mês de setembro

1

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano, e sendo a terceira causa da morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade, a preocupação é ainda maior.

Pensando em contribuir com a redução destes números, as Bibliotecas Públicas do Estado, organizadas pela Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP), se reúnem para dialogar a respeito da temática com uma série de atividades que visam dar enfoque na conscientização e prevenção ao suicídio.

Palestras como a Todos Pela Vida, que acontece na Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Itaparica) na segunda-feira (02) ás 14h, é um exemplo dessas atividades. A biblioteca convida a psicóloga Roberta Braga para fazer dinâmicas que alertem os participantes sobre valorização da vida.

Na capital baiana, a proposta da Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Rio Vermelho) é conversar com os soteropolitanos sobre o tema Repercussões Emocionais do Envelhecimento, na sexta-feira (06) às 14h, visando refletir sobre este momento da vida.

Ainda no mesmo dia, das 15h às 17, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) dá continuidade à campanha Vamos Falar Sobre Isso?, que existe desde 2015, mas desta vez aborda a prevenção do suicídio e convida uma equipe de psicólogos para debater a questão.

E, para encerrar as atividades, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré) promove na terça-feira (10) às 15h a palestra Suicídio, que tem como objetivo levantar diversos ângulos a respeito de transtornos mentais para facilitar a identificação desse fenômeno multifatorial.

A diretora da DIBIP, Carmen Azevedo, ressalta a importância destas ações oriundas do projeto Saúde nas Bibliotecas, desenvolvido desde 2018. "A questão do tema se faz necessária, tendo em vista o número crescente de suicídios, pois sabemos que em 2018 foi registrado 11 mil casos de suicídios por ano, e por incrível que pareça os jovens e idosos é uma das categorias sociais mais atingidas. Na Bahia, acontece  um suicido por dia", diz Carmen.


As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais, localizadas em Salvador e Itaparica, além da Biblioteca de Extensão e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé especializada na história da Bahia. O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Serviço:

O quê: Projeto Saúde nas Bibliotecas;

Quando: 02, 06 e 10 de setembro;

Onde: Bibliotecas Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Itaparica), Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Rio Vermelho), e Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.