Bibliotecas

11/09/2019 12:10

Meio século de biblioteca é celebrado com programação cultural

1

A Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Rio Vermelho) comemora no dia 23 de setembro 51 anos de serviços prestados. A festividade acontece na sexta-feira (20) e promete agitar o dia dos convidados com música, teatro e diálogos nos espaços da biblioteca, que é uma das unidades mais antigas da Fundação Pedro Calmon (FPC/SeculBa).

Nesse sentido, a abertura fica por conta da Mesa Redonda: A Importância da Literatura Infantil na Formação de Pequenos Leitores, às 9h, e discute sobre as primeiras formas de contato entre infância e leitura, tendo como convidadas as professoras Lícia Beltrão, Palmira Heine, Rita Queiroz, e Karina Menezes.

Já a trilha sonora está a cargo da cantora Priscila Leal e do violonista Carlos Cardoso, no final da manhã, a partir das 11h, apresentando canções da Música Popular Brasileira - um clima boêmio que faz jus ao bairro soteropolitano.

Pela tarde, às 14h, o grupo Teatro de Cordel da Bahia, dirigido pelo professor e ator Zezão Pereira, traz a público diversos espetáculos; A Nova Versão de Romeu e Julieta e Haja Santo são exemplos do que o público pode assistir.

Segundo a diretora da BJMJr, Débora Leitão, a biblioteca tem reforçado sua importância através dos laços fortalecidos com a comunidade, o que é consequência de moradores, parceiros e leitores a considerarem como um patrimônio cultural do bairro.

"É muito especial poder comemorar 51 anos de serviço à comunidade do Rio Vermelho e de Salvador, tendo principalmente a confiança e o respeito pelos usuários, parceiros, leitores, escritores, artistas que aqui também fizeram história", relata Débora.

A Biblioteca Juracy Magalhães Jr Salvador (BJMJr), localizada  no bairro do Rio Vermelho, oferece ao público diversas atividades culturais como contação de histórias, oficinas literárias, lançamento de livros, palestras entre outras atividades. Com um acervo estimado em mais de 25 mil exemplares, a unidade possui seis setores: Infantil, Pesquisa, Circulante, Periódicos, CDC - que oferece acesso gratuito à internet - e o Espaço Caramuru, onde os usuários encontram uma das mais importantes fontes para pesquisa sobre a história do Rio Vermelho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábado das 8h30 às 12h.


Serviço:

O quê: Aniversário de 51 anos da Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Rio Vermelho).

Quando: Sexta-feira (20), das 9h às 14h.

Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMJr/Rio Vermelho).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.