Bibliotecas

16/09/2019 16:56

Empatia e expressão facial viram focos da segunda semana do Curso de Libras

1

A semana começou animada para as participantes do curso de Libras, do módulo II, iniciado nesta segunda-feira (16) na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT/Pelourinho). A unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) contou com o apoio da servidora Isabela Miranda, que já havia ministrado o curso anterior da Língua de Sinais Brasileira (Libras), no módulo básico. Desta vez, Isabela deu foco nas expressões faciais, bem como o olhar humano para com o outro.

O compartilhamento de experiências e relatos pessoais acerca da temática gerou reflexões fundamentais, na opinião da assistente social Maria Cristina. Para ela, esses momentos exercitam a empatia. "Isso faz com que você não faça com o outro o que você não quer façam com você. Então, quando você escuta um relato de alguém que já passou por uma determinada situação e se sentiu constrangido, é feita uma análise em cima disso", frisou ela.

 3   3

Segundo Isabela Miranda, essas diferenças estão presentes tanto no curso básico quanto no avançado. "No básico, eles aprendem os sinais, as palavras soltas e um pouco da estrutura. Quando chegam no avançado, trabalham exatamente o que aprenderam no anterior com mais aprofundamento", explicou ela.

De acordo com a diretora da biblioteca, Laura Galvão, a procura pelo curso foi significativa. "Em um instante, as inscrições encerraram. Questão de cinco horas e já não tinham mais vagas, bem como a procura por novas oportunidades", comemorou a diretora.

A Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), foi criada como Biblioteca Central de Educação, pelo professor Anísio Teixeira. Em 1956, houve a transferência para a Ladeira de São Bento, centro da cidade e, em 1985, recebeu o nome do seu fundador e patrono. Em 2014 a biblioteca passou a funcionar no Pelourinho oferecendo atividades para público de todas as idades. A BAT possui cerca de treze mil obras em seu acervo. A unidade é referência no atendimento aos surdos, com atividades especiais voltadas para este público. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h e aos sábados de 8h30 às 13h.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.