Bibliotecas

19/09/2019 15:27

Seminário amplia debate sobre inclusão sociocultural

4

No mês em que é celebrado o Dia Nacional de Luta Pela Pessoa com Deficiência, as Bibliotecas Públicas realizam diversas atividades sobre a temática. O III Seminário Leitura Para Todos: O Despertar da Inclusão no Ambiente Sociocultural, realizado na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), às 9h de quinta-feira (26), é um exemplo disso.

O evento, nas palavras da diretora da BCEB, Naiara Malta, tem como objetivo "disseminar e fomentar uma leitura mais inclusiva de forma que pessoas com deficiência se aproximem deste universo e demais linguagens de maneira acessível".

Na ocasião, o diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), Zulu Araújo, marca presença junto aos outros nomes da Mesa de Abertura, como a diretora do Espaço Xisto Bahia, Ninfa Cunha; a dirigente da Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP), Carmen Azevedo; e representantes de instituições parceiras da FPC na concepção do Projeto Leituras Acessíveis.

"O papel da biblioteca é fortalecer a luta pela inclusão de pessoas com deficiência nos espaços culturais, através da realização de atividades que promovem a discussão sobre as dificuldades de acesso à leitura e à informação, bem como as possibilidades de inclusão através das linguagens artísticas e da capacitação de profissionais que atuam na área e da comunidade", finaliza Naiara.

Durante o evento, acontecem diversas atividades já inseridas na programação anual da biblioteca, como contações de histórias e jogos acessíveis, exposições, mesa redonda, bate-papo, apresentações de dança, sessões de massoterapia, oficinas, apresentação musical dentre outras.

Confira aqui a programação completa.

1      2      3

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), localizada nos Barris, oferece orientação às pessoas com deficiência visual, seminários, palestras, visitas guiadas e técnicas, exposições, orientação à pesquisa, espetáculos musicais, saraus e recitais. Com 208 anos de existência, é a biblioteca mais antiga da América Latina e primeira pública do Brasil. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, distribuídos por setores como Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. A biblioteca funciona de segunda a sexta das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 13h.

O quê: III Seminário Leitura Para Todos: O Despertar da Inclusão no Ambiente Sociocultural.
Quando: Quinta-feira (26), das 9h às 18h.
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.