Fundação Pedro Calmon

10/10/2019 08:30

Estudante de 3º ano de colégio estadual de Cajazeiras ministra oficina de desenhos com colegas da escola durante Pré-Flin

“Ministrar uma oficina foi um incentivo para eu continuar fazendo o que eu gosto e inspirar outras pessoas”, conta Midiã dos Santos Silva, estudante de 3º ano do Colégio Estadual Raymundo Gouveia e artista visual, que facilitou uma das oficinas, de desenho, em setembro, durante Pré-Flin em sua escola.

A jovem começou a desenhar ainda pequena, quando reproduzia imagens dos livros que tinha acesso. Uma conversa sobre arte, em uma aula de português na escola tornou pública sua habilidade. “Mostrei um dos meus desenhos para a professora e fui convidada meio sem saber ainda como conduziria a atividade. Então decidi deixar o tema livre, abordando alguns assuntos como as queimadas, na Amazônia, e o Setembro Amarelo”.

Como Midiã, diferentes talentos têm sido relevados durante atividades do Pré-Flin nas escolas. Em outubro, os dias 16, 17 e 18 serão dedicados aos colégios estaduais Edvaldo Brandão, Eduardo Bahiana e a Biblioteca Comunitária de Ítalo, que vão receber, sob coordenação da Diretoria de Livro e Leitura (DLL), da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), oficinas de vídeo, de projeção mapeada e de foto-poesia.



Pré-Flin – As oficinas seguem acontecendo até o início de novembro, com diversas atividades junto à comunidade local. Em outubro, ocorrem bate-papos e atividades educativas com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de foto-poesia e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na História do Brasil para jovens pré-vestibulandos.


Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gáfrica da Bahia (EGBA)do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).


Programação:

Dias 16 e 17/10, das 8h às 17h - Oficinas de Vídeo + Distribuição de livros do Leia e Passe Adiante, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão. Facilitadora: Daiane Silva.

Dia 17/10, das 14h às 17h - Oficina de projeção mapeada no Colégio Estadual Eduardo Bahiana. Facilitador: Vinny Almeida.

Dia 18/10, das 8h às 12h - Oficina de foto-poesia na Biblioteca Comunitária de Ítalo. Facilitador: Coletivo Cutucar.


MAIS INFORMAÇÕES:

www.instagram.com/flinoficial

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.