Arquivos

14/10/2019 11:50

Arquivo Público presta atendimento para Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade à Secretaria da Casa Civil

Na última quinta-feira (10) foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) - nº 22.760, por meio da Portaria nº 25, de 09/10/2019 -, o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim da Secretaria da Casa Civil. Estes instrumentos foram elaborados pela Comissão de Avaliação de Documentos da Secretaria da Casa Civil e aprovados pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), por meio do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB).

A aplicação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade contribui para a transparência administrativa, já que os dois instrumentos possibilitam padronizar os tipos documentais para agilizar a recuperação da informação, subsidiar decisões estratégicas e preservar a memória institucional.

De acordo com a coordenadora de Gestão Documental do APEB, Adriana Silva, a Tabela de Temporalidade é um instrumento de gestão documental que visa estabelecer prazos de guarda e destinação final aos documentos produzidos e acumulados por um órgão no decorrer de suas atividades.


O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), localizada na Baixa de Quintas, oferece atendimento presencial e à distância, emissão de certidões, visitas monitoradas, gestão de documentos e orientação técnica aos arquivos públicos municipais, além de palestras, ciclos de debates, visitas guiadas, base de dados para pesquisadores. O Arquivo Público reúne documentos textuais, manuscritos e impressos, produzidos no período Colonial, Monárquico e Republicano. O APEB funciona de segunda à sexta das 8h30 às 17h.

 

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