Livro e Leitura

29/11/2019 10:04

Vencedores do V Concurso para Escritores Escolares são premiados

1
   Foto: Camila Souza/GOVBA

No Teatro Castro Alves a tarde da quinta-feira (28) foi marcada com a premiação do V Concurso para escritores escolares de poesia e redação. O evento, que aconteceu no Foyer do teatro, é resultado de um trabalho realizado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), através da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL).

Para Zulu Araújo, diretor da FPC, o concurso é uma forma de estimular, na juventude baiana, o hábito da leitura e da escrita. Mas, sobretudo, é uma ponte para a descoberta de novos talentos, "a qualidade dos textos é uma grande surpresa, tanto nas redações quanto nas poesias, os textos apresentados são incríveis. O concurso é uma forma da gente reconhecer o talento dessa garotada e, ao mesmo tempo, disponibilizar esse talento para outras pessoas".

Esse ano, o concurso teve mais de 1200 inscritos de mais de 60 cidades do estado, atingindo todos os territórios de identidade do estado. Bárbara Falcón, diretora da DLL, destaca que isso só foi possível devido ao trabalho de todos os colaboradores do concurso, "dos educadores e dos servidores da fundação, os responsáveis por receber as inscrições online e nos postos fixos".

Para Kelly Sátiro, uma das ganhadoras do concurso, ser selecionada foi uma grande surpresa, "desde criança eu gostei de ler e escrever, já participei de outros concursos, mas eu nunca pensei que fosse conseguir, estou muito feliz".

Quem teve contato com os textos e se emocionou com os estudantes foi Arany Santana, secretária de cultura do Estado, que, durante a premiação, frisou que "o concurso é muito mais que uma competição, escrever liberta. Li sobre histórias de vida, dramas do cotidiano e, principalmente, esperança".

Os textos, ilustrados por Rodrigo Shak, ficam expostos até o dia 8 de dezembro e, reunidos, formam a Antologia Nossos Talentos, publicada pela editora Caramurê.


Lista de vencedores

CATEGORIA - REDAÇÃO

Fundamental I: Lara Simplício Figueiredo Cerqueira, R. J. O e Alice Silva do Nascimento Brito.
Fundamental II: Kelly Sátiro dos Santos Lino, Sarah Santos de Souza e Adriele Oliveira Almeida.
Médio: Verena Prazeres de Oliveira, Carolina Souza Cordeiro, Isabele Cristina Gonzaga Barbosa

CATEGORIA - POESIA

Fundamental I: Sabrina da Silva Santos, Breno Silva dos Santos e Maria Clara dos Santos Barbosa.
Fundamental II: Lara Ferreira Pinho, L.D.S. S e R.N.B.
Médio: Alan Santos da Silva, Bruna Costa Lombardi e Breno Albergaria Argôlo.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.