Bibliotecas

06/02/2020 09:30

Unidades da FPC podem receber atividades culturais desenvolvidas pela sociedade

1


As unidades da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult) são espaços de criação e intercambio cultural e, por isso, podem ser utilizados pela sociedade para o desenvolvimento de ações culturais, para além da programação já realizada pela FPC.

 

Quem se interessar em utilizar um dos espaços da Fundação precisa preencher um formulário, disponível no site, que dever ser entregue no mínimo 30 dias antes do evento. Com base nos critérios estabelecidos pela instituição, a solicitação é avaliada pela direção do espaço cultural em conjunto com a Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP), diretoria do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) ou diretoria do Centro de Memória da Bahia (CMB), a depender do espaço.

 

Os eventos devem ser, preferencialmente, de natureza cultural, entretanto, outras atividades podem ser realizados caso a diretoria geral aprove. Os espaços são alugados mediante diária, que variam entre R$100 e R$400, dependendo do tipo de evento e do espaço utilizado. No entanto, a cessão de espaço pode ser gratuita, caso as atividades atendam aos critérios do programa de gratuidade dos espaços culturais da FPC.

 

Em 2019, só na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) foram realizados 44 eventos que, juntos, reuniram quase 1200. Ana Lícia Lauria, funcionária responsável pela sessão de espaço na BCEB, conta que a unidade é mais procurada para lançamentos de livros, mas diversos eventos acontecem na unidade, inclusive o Kpop Meeting Bahia, maior encontro de kpoppers baianos, que reuniu cerca de 400 jovens.

 

Ana explica que essas atividades são importantes para atrair novos públicos para as unidades, “algumas pessoas, sobretudo os jovens, têm o primeiro acesso a biblioteca a partir desses eventos, e é neles que percebem que a unidade é muito mais que um depósito de livros”.

 

Para ter acesso ao regulamento e ao formulário de solicitação de espaço, clique aqui.


2 3

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.