Bibliotecas

04/03/2020 15:00

Oficina de Teatro é ofertada para público infantojuvenil

1


Aproveitar o tempo livre é uma das atividades que crianças e adolescentes são mestres em realizar. Seja dentro ou fora da sala de aula, fazer teatro tem despertado a atenção da criançada, arte que a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) disponibiliza para os frequentadores da unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).

A Oficina Teatral Infantil e Juvenil acontece das 10h às 12h nos dias 04, 11, 18 e 25 para crianças de 07 a 12 anos de idade; e nos dias 06, 13, 20 e 27, das 14h às 16h30, para adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos.

Mediada pelo professor André Jesus, da Trupe Novos Retalhos de Teatro Preto, a oficina promete atrelar literatura às tarefas rotineiras do público jovem, os incentivando a ler ao mesmo tempo em que praticam Teatro através do uso da música, da contação de história, da escrita e de jogos teatrais.

“A arte nos dá liberdade de criar; e atualmente liberdade não é algo tão simples e não se vê com tranquilidade. Então, sempre espero que elas criem sem receios em cada oficina que ministro. Provocar o censo crítico com teatro é o que acredito. Não criar atores, mas, sim, pensadores”, afirma André.

Ele pretende abordar técnicas diferentes para as duas turmas. Com a criançada, o lúdico entra em cena através de jogos teatrais e de memorização. Já os adolescentes vão participar de atividades que os estimulem a elaborar pontos de vista sobre o que acontece no dia a dia.

André explica que a metodologia pautada na diferença de idade “permite com que crianças sejam provocadas no iniciar do lúdico dos jogos, no criar, enquanto que os adolescentes são desafiados a saberem até onde podem ir”, não apenas física, mas intelectualmente.


A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), localizada nos Barris, oferece orientação às pessoas com deficiência visual, seminários, palestras, visitas guiadas e técnicas, exposições, orientação à pesquisa, espetáculos musicais, saraus e recitais. Fundada em 1811, a BCEB é a biblioteca mais antiga da América Latina e primeira pública do Brasil. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, distribuídos por setores como Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. A biblioteca funciona de segunda a sexta das 8h30 às 21h e aos sábados das 8h30 às 13h.


Serviço:

O quê: Oficina Teatral Infantil e Juvenil.

Quando: Todas as quartas-feiras, das 10h às 12h; e sextas-feiras, das 14h às 16h30, de Março.

Quem: André Jesus, Trupe Novos Retalhos de Teatro Preto.

Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.