Bibliotecas

10/03/2020 11:20

Dia do Bibliotecário é movimentado com atividades dedicadas aos profissionais

1
Foto: ASCOM/FPC


Instituída em 12 de abril de 1980, a data homenageia os profissionais que mantém a organização e preservação de livros. Dessa forma, um dia de atividades para bibliotecários na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) é realizado nesta quinta-feira (12).

As ações começam às 9h com apresentação cultural, roda de conversa, palestras, homenagens, sorteio de brindes e oficinas. Para a servidora Caroline Gomes, “o dia do Bibliotecário destaca a importância de mostrar o profissional que vai além de organizar livros. A data serve para discutirmos o papel dos bibliotecários na atualidade, as suas atualizações e áreas de atuação”, explica.

Com cerca de 10 profissionais da área, a BCEB fez uma parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região (CRB5). O objetivo é celebrar o momento através de ações que visam valorizar o bibliotecário e comemorar os 138 anos de Manuel Bastos Tigre, falecido em 1957 e considerado o primeiro profissional concursado do país.

Para a diretora da unidade, Naiara Malta, a parceria com o CRB5 “busca fortalecer e facilitar a troca de experiências e informações reunindo vários profissionais da área”, além de reforçar a importância do bibliotecário para a manutenção e preservação de bibliotecas e seus acervos.



PROGRAMAÇÃO (Agenda)


8h – Credenciamento 

9h - Apresentação Cultural 

9h30 – Mesa de Abertura 

10h – Palestra – 'Empreendedorismo e Inovação na Biblioteconomia' com Gabriela Marinho 

11h – Homenagens 

11h30 – Sorteios de brindes 

12h – Intervalo 

14h – Oficinas 

16h - Apresentação da OSBA 

16h30 – Receptivo 

17h – Encerramento 


Serviço:

O quê: Celebração do Dia do Bibliotecário.

Quando: 12 de março (quinta-feira), das 8h às 17h.

Onde: Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.