Bibliotecas

13/03/2020 15:20

Dia do bibliotecário é celebrado na Biblioteca Central

1
Fotos: ASCOM/FPC


Na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), a quinta-feira (12) foi dedicada a comemoração do dia do bibliotecário. Quem esteve na unidade pode acompanhar oficinas, apresentações músicas, palestras e muito mais.

 

Na ocasião estiveram presentes Cláudio Silva, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª região, Patrícia Verônica, representando o Conselho Federal de biblioteconomia, entre outros representantes do setor.

 

O diretor geral da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), Zulu Araújo, também esteve na atividade comemorativa e comentou sobre as reformas de três bibliotecas públicas do estado. A Biblioteca Juracy Magalhães Jr de Itaparica, a Biblioteca Anísio Teixeira e a Biblioteca Central do Estado da Bahia vão receber investimentos de aproximadamente R$ 14 milhões. “Estes processos de reformas e requalificações dos espaços são frutos de políticas públicas de cultura, garantidas na época do governo Lula”, afirmou.


2  3 4


Na parte da manhã, quem esteve na unidade pode participar de uma conversa sobre o papel do bibliotecário na sociedade. E, na parte da tarde, foram oferecidas oficinas de relações públicas para bibliotecas e Uso de objetos digitai, como também de inovação em unidades de informação.

 

Para a estudante de biblioteconomia, Paula Campelo, o evento foi uma porta de entrada nesse universo. "Fui apresentada as várias pessoas e ao campo de atuação do bibliotecário. Ainda estou no primeiro período da faculdade, então, é meu primeiro contato e foi maravilhoso", disse.

 

O evento ainda contou com o projeto Massagem às cegas e venda de livros.  E o encerramento ficou por conta da Câmera da Orquestra Sinfônica da Bahia. Para a diretora de Bibliotecas Públicas do Estado, Carmen Azevedo, o trabalho dos profissionais de biblioteconomia precisam ser respeitados, porque eles trabalham e servem à sociedade. “Nós desenvolvemos trabalhos para crianças, idosos, surdos. Prestamos serviços para todos, porque a biblioteca é um espaço público e trabalhamos muito para que isso continue”, garantiu.


6 9 7

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.